GIANTS CAUSEWAY
No condado de Antrim, percorrendo sua costa norte de Atlântico Norte vai encontrar uma área que se estende por mais de seis quilômetros entre Causeways Head e Benbane Head de falésias, são rochas ou terras altas e íngremes, à beira mar. Estas formações geológicas são resultado da erosão marinha.
Este trecho costeiro apresenta formações geológicas inigualáveis, que datam de 50 milhões de anos, fruto da atividade vulcânica Esta atração foi incluída como Patrimônio Mundial em 1986, e desde épocas que remontam aos anos de 1739, quando alguns artistas as retrataram em quadros e desenhos, mas foi graças aos desenhos de François Vivares, que foram muito divulgados, as escadas dos gigantes começaram a despertar a curiosidade das pessoas.Com o aumento dos curiosos, pescadores colocaram suas barcas para fazerem passeios ao lugar, chegando a trazer personagens ilustres como Sir Walter Scott e Mak Twain, em 1814 e 1882 respectivamente.
Este nome de calçada é originário de uma lenda. Um gigante chamado de Finn MacCool desejava lutar com um gigante rival da Escócia chamado Benandonner, assim o gigante irlandês iniciou a construir uma escada sobre o mar, para que o gigante escocês pudesse vir o enfrentar, aqui a lenda apimenta com um pouco de humor. O gigante irlandês, Finn ao ver seu oponente descomunal, correu para casa e pediu para sua mulher Oonagh que lhe escondesse. Esta por sua vez, o disfarçou em um bebe e lhe pos num berço. O gigante escocês ao chegar na casa de seu rival se deparou com “aquele bebe enorme” e supôs que o pai daquela criatura deveria ser descomunal e se pos a fugir espavorido, de volta a Escócia, destruindo na passagem a calçada, para que o outro não o perseguisse.
Lendas à parte, a calçada, são colunas de rocha basálticas, que após um derrame vulcânico por ocasião do resfriamento por uma glaciação tomou esta forma que vemos atualmente, e isto graça a um bispo de Derry que em 1962 visitou o lugar, e como era um erudito docente da Universidade de Cambridge, publicou em 1965 a primeira descrição conhecida, em uma revista especializada.




